SECRETARIA DE OBRAS INICIA ESTUDO ANTIENCHENTES

20/03/2013 21:08

A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou o estudo técnico de mapeamento municipal dos rios para prevenir enchentes na cidade.

O objetivo é verificar os pontos de alagamento e os problemas nos rios da cidade, para que sejam propostas ações de micro e macrodrenagem.

De acordo com o secretário de Obras Fernando Barros, os técnicos da Prefeitura aproveitarão o período de chuvas para identificar os pontos mais críticos que causam alagamentos e cheias dos rios.

O comportamento dos cidadãos também ajuda a prevenir enchentes em uma cidade e complementa as obrigações do poder público. O alerta, feito pela secretário de Obras, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios de algumas atitudes, como jogar lixo na rua. “O lixo sem destino apropriado causa o entupimento de córregos e bueiros, o que impede o escoamento da água e causa enchentes, além de trazer doenças”, aponta.

Para Fernando Barros, o mapeamento será uma importante ferramenta de gestão para o município, já que serão mapeados e atualizados os recursos ambientais existentes na cidade.

Segundo o secretário, nestes locais foi identificado um grande acúmulo de lixo e vegetação que em dias de chuva mais forte impede que a água escoe pelo seu leito normal. A solução, segundo ele, é dragar e escavar alguns pontos. “Este foi o primeiro momento da intervenção que faremos. A partir destas visitas vamos preparar um relatório técnico que será analisado pelo grupo de trabalho formado para solucionar os problemas provocados pela chuva em Seropédica”, frisou.

As secretarias envolvidas nesta atividade são Ambiente e Agronegócios, Obras, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Serviços Públicos e Defesa Civil.

 O papel de cada um

Veja algumas atitudes cidadãs que podem ajudar a evitar alagamentos na cidade:

- Mantenha em sua casa espaços abertos, sem calçamento, para que a água possa ser absorvida pela terra.

- Nunca jogue lixo na rua. Mesmo um papel de bala é capaz de se somar a outros rejeitos e entupir ralos e bueiros.

- Faça a separação de recicláveis e destine adequadamente para a coleta. O plástico, por exemplo, é um dos principais entupidores de galerias.