UPA DE SEROPÉDICA EM FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO

31/01/2013 12:10

A saúde pública de Seropédica terá uma grande melhoria até o final do primeiro semestre de 2013. Isso porque, será inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h no município, uma obra do governo Federal e Municipal.

O prefeito, Alcir Fernando Martinazzo afirmou que a construção da UPA, vem de encontro com a necessidade do município. Segundo ele, a unidade desafogará os Postos de Saúde municipal, possibilitando um melhor atendimento à população. “Diferentemente das unidades de saúde municipais a UPA terá um incentivo financeiro Federal e Estadual para que ela seja mantida, diminuindo desta forma o ônus de custeio do município”, declarou Martinazzo.

A unidade será construída às margens da BR 465, no bairro Incra, ao lado da Maternidade Municipal e de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra, a escolha do local da UPA tem por objetivo criar um pólo de serviços de saúde localizada numa região centralizada que atende tanto a uma extremidade quanto a outra do município. “Esta é uma conquista muito importante para a população de Seropédica, pois trará maior qualidade e comodidade aos usuários”, disse Beserra.

Na manhã desta quinta-feira (31) o secretário de Saúde Marcelo Tinoco vistoriou a obra de construção da UPA e afirmou que até o final deste semestre a mesma será entregue a população. Tinoco destacou ainda que a unidade tem por objetivo atender com dignidade a população. “É com uma imensa alegria que aguardamos o momento de inaugurar a UPA da cidade, que com certeza não será grande apenas na sua estrutura, mas sim, em resgatar a dignidade de um atendimento de qualidade ao povo dessa cidade” relatou.

Outro diferencial é que as UPA’s 24 horas trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA. “A UPA além de ter um toque de modernidade, proporcionando maior conforto ao usuário, conta também com uma equipe profissional de dois clínicos gerais, um pediatra 24 horas, um consultório odontológico, dois enfermeiros”, informou o secretário.

 

Texto Tathiana Gama

Fotos Levi Oliveira

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=c608373f2f&view=att&th=13c90f4fcc5320b4&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hclzg5yj0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-UMGStUPez4j4wlDU-8Y5n&sadet=1359642384356&sads=0Gzj-zdVlfbx2tsjUBkS6rahrfM&sadssc=1