TAKEDA VOLTA A SEROPÉDICA PARA PLANEJAR A CIDADE

25/01/2013 19:30

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica realizou nos dias 23, 24 e 25 de janeiro um workshop para projetar e criar uma nova imagem para a cidade de Seropédica. O workshop é mais um passo para o desenvolvimento da cidade e contou com a presença do arquiteto e urbanista Guilherme Takeda, além de arquitetos, engenheiros, técnicos da prefeitura, representante do legislativo, representante da ACIAPS, representantes da comunidade Seropedicense, Engenheiro Projetista da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “Estes encontros visam idealizar um projeto de planejamento sustentável que fará uma verdadeira transformação na infraestrutura em toda a cidade”, declarou Wilson Beserra, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável. O encontro teve por objetivo discutir a Acessibilidade e Sustentabilidade do município e o projeto é em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). “Nós pretendemos fazer do município de Seropédica uma Cidade Modelo de Crescimento Sustentável, com geração de emprego e renda”, disse o secretário. Na oportunidade Takeda e sua equipe de urbanistas fizeram propostas de Projetos urbanísticos a serem discutidos com o grupo presente e no dia 07 de fevereiro haverá outro encontro no qual os resultados do workshop serão apresentados a comunidade e outras prefeituras. A cidade, nos últimos anos, vem ganhando um novo ritmo graças a seu desenvolvimento industrial e está atraindo a atenção não apenas das indústrias como também da população. “Este projeto sinaliza o grande momento de Seropédica. A cidade vive o desenvolvimento econômico e têm atraído novas empresas, novos moradores, que anseiam por espaços de qualidade de vida. O desenvolvimento urbano planejado encaixa-se neste contexto”, enfatiza Wilson Beserra.

(Entenda como foi esta conquista)

 

SEROPÉDICA EM BUSCA DA ACESSIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE

O Programa Calçada Acessível – Projeto Mobilidade Urbana surgiu em 2010 fruto da iniciativa da parceria entre a FIRJAN e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e conta com o apoio do Ministério das Cidades, Núcleo Pró-acesso da FAU/UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), o CREA-RJ, Sincocimo, Sinduscon-Rio e a Bloco Brasil.

 

O Programa foi realizado no período de dois anos (2010 a 2012). E foi desenvolvido em 9 (nove) municípios da Baixada Fluminense (Queimados, Itaguaí, Nova Iguaçu, Nilópolis, Japeri, Paracambi, Mesquita, Mangaratiba e Seropédica), da Área I da Firjan no Estado do Rio de Janeiro.

O Programa propôs como objetivo, orientar os técnicos das prefeituras, como engenheiros, arquitetos, os gestores públicos, lideranças dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso dos municípios, envolvidos e responsáveis pela elaboração de projetos e obras e que atuam na formulação de políticas públicas de acessibilidade, melhorar a qualidade das calçadas, com padronização e acessibilidade, visando a inclusão e a melhor qualidade de vida para todo cidadão, segundo os princípios do desenho universal e trocar experiências sobre acessibilidade nas calçadas.

E em continuidade ao Programa Calçada Acessível - Projeto Mobilidade Urbana a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Firjan juntamente com a Prefeitura de Seropédica estão desenvolvendo através da ferramenta "CHARRETTE MEETING"  projetos para o futuro do município.

Apresentada no último seminário de Mobilidade Urbana a CHARRETTE MEETING  é um sistema de projeto colaborativo que criará uma nova imagem para a cidade de Seropédica. Atraindo novas oportunidades de negócios e investimentos para o desenvolvimento da Baixada Fluminense.

15 de janeiro - Seminário aberto: Seropédica além do Arco

23, 24 e 25 de janeiro - Charrette com um grupo limitado em 30 pessoas.

( técnicos da prefeitura, representante do legislativo, representante da associação comercial e industrial, representante da comunidade, arquitetos locais, professores da universidade, técnicos de trânsito da cidade, técnico de transporte urbanos da cidade ou da empresa concessionária, sinduscon, Firjan, ..)

07 de fevereiro - Apresentação dos resultados da Charrette para comunidade e outras prefeituras.

Arquiteto Guilherme Takeda e equipe

Arquiteto Luiz Gustavo -ABCP-