Seropédica ultrapassa meta de vacinação contra gripe

10/05/2013 20:58

 

A cidade de Seropédica ultrapassou a meta de imunização na campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no dia 15 de abril: 119,86% dos integrantes dos grupos prioritários,  crianças de seis a 23 meses, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto e profissionais da saúde.

A ultrapassagem deve-se ao fato que muitas pessoas vacinadas moram nos municípios de Nova Iguaçu, Japeri e Itaguaí. O Secretário de Saúde Marcus Baroni falou que este foi o melhor resultado do Rio de Janeiro. “Fizemos campanha nos jornais, fomos aplicar a imunização da Gripe nos Grupos da terceira Idade, colocamos boa parte dos Postos de Saúde do município a disposição da população para serem vacinados, e ainda continuaremos a vacinar até o dia 17/05, prazo final dado  pelo Ministério da Saúde”.

 

 

A gripe é um importante problema de saúde pública e é a principal doença do adulto que pode ser prevenida pela vacinação. Com o início da estação fria, ressurgem os tradicionais alertas para a importância da vacinação.

«A vacina da gripe é o método mais eficaz e seguro de prevenir esta doença e as suas complicações», assegura Elisabete Lemos, enfermeira da Clínica Médica de Matosinhos do Grupo Saúde Dermokorpus, que esclarece as principais dúvidas.

Quem deve tomar a vacina da gripe?

A vacinação é fortemente recomendada para os grupos prioritários, que são pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como os lares de idosos, designadamente.                                                                                     

É preciso repetir a vacina da gripe todos os anos?

Apesar das vacinas da gripe terem uma composição muito semelhante às de anos anteriores, os indivíduos incluídos nos grupos de risco devem voltar a vacinar-se todos os anos, pois a resposta imunológica à vacina não é duradoura.                                                       

Qual a melhor altura para se vacinar contra a gripe?

Todos os anos muda ligeiramente o momento em que surge o surto de gripe, contudo sabe-se que o pico de atividade da doença ocorre nos meses de dezembro a fevereiro. Portanto, o momento mais adequado para marcar consulta com o seu médico para requerer a vacina é antes deste período, ou seja, mais ou menos até ao final de outubro. 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!