SEROPÉDICA PARTICIPA DO I FÓRUM DE TURISMO DA BAIXADA

13/03/2013 18:37

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Comunicação, Turismo e Eventos participou na tarde desta quarta-feira (13) do I Fórum de Turismo da Baixada, organizado pela secretaria de Eventos da Prefeitura de Nilópolis.

Segundo Rafaelle Vieira, uma das organizadoras do evento, todas as cidades da baixada foram convidadas, totalizando onze, incluindo Nilópolis.

O Fórum contou com uma palestra ministrada pelo representante da Turisrio, Nauro Grehs e teve como tema ‘O despertar do regionalismo, como forma de incentivo ao Turismo na baixada’.

Thiago Ribeiro, secretário de Comunicação, Turismo e Eventos de Seropédica, afirmou que a economia brasileira está em expansão, o que tem refletido bastante para o turismo no Brasil, e em especial no Rio de Janeiro. “A Baixada faz parte deste movimento, com investimentos em pólos industriais e na construção de complexos comerciais, com lojas e hotéis, nas rodovias que cortam seus municípios”, destacou.

Para a secretária de Turismo de Nilópolis, Márcia Cristina Ferreira, o Fórum tem por objetivo discutir e promover o desenvolvimento turístico sustentável em todos os municípios da baixada, articulando as políticas públicas e privadas do setor, de forma a otimizar recursos e resultados.

Em sua palestra, Nauro Grehs explicou que a Regionalização do Turismo propõe o desenvolvimento da atividade turística de forma regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo. “Regionalizar não é apenas o ato de agrupar municípios com relativa proximidade e similariedades. É construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre o poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade. É promover a integração e cooperação intersetorial, com vistas à sinergia na atuação conjunta entre todos os envolvidos direta e indiretamene na atividade turística de uma determinada localidade.