Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável visita às obras do Arco Metropolitano

04/05/2013 17:08

 

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra e o Secretário de Obras Fernando Barros visitam a construção do Arco Metropolitano em Seropédica, para ver de perto a construção das Alças de acesso da BR 493, que irão permitir a diluição do fluxo no trânsito entre a Estrada Rio São Paulo e a Rodovia Presidente Dutra.  

Wilson Beserra falou que Seropédica ira receber em breve varias indústrias que ira gerar um crescimento populacional muito grande, e que uma de suas maiores preocupações seria o processo de urbanização de nossa cidade e suas consequências, ”um tema muito importante no planejamento de nossa cidade são as novas construções, que deverão vir com  Acessibilidade e Mobilidade Urbana”. Uma quantidade enorme de veículos leves e caminhões pesados irá passar por Seropédica, e as alças de acesso ao Arco Metropolitano ira ajudar a desafogar o transito, temos obrigação de fiscalizar as obras que são feitas no nosso município, temos de fazer de nossa cidade uma cidade planejada, concluiu.

A Mobilidade Urbana se apresenta como um dos principais desafios das grandes e pequenas cidades no Brasil e no mundo. O deslocamento de pessoas em direção aos grandes centros em busca de serviços de qualidade, empregos e oportunidades de negócios contribuem para a concentração populacional nas grandes capitais e regiões metropolitanas.

 

É notável a necessidade e a urgência de harmonizar os movimentos de bens e de pessoas com agilidade, eficiência, conforto e segurança, além de diminuir os impactos negativos gerados pelo transporte urbano, especialmente os congestionamentos, os acidentes, a poluição visual, atmosférica e sonora, bem como a exclusão social.

 

Em 2004 foi criado um programa do governo federal chamado “Brasil Acessível” que procura estimular governos municipais e estaduais a desenvolver medidas que garantam a acessibilidade para pessoas com algum tipo de restrição de mobilidade e deficiência nos sistemas de transporte, equipamentos urbanos e locomoção publica.