SECRETARIA DE SAÚDE DE SEROPÉDICA REÚNE COORDENADORES DOS ESF E DOS PROGRAMAS

14/03/2013 19:39

Objetivo é criar metas e melhorar a comunicação interna

 

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (14) uma reunião com os coordenadores de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e com os coordenadores de programas no Auditório da Câmara Municipal.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu em 1994 como iniciativa do Ministério da Saúde para a implementação da atenção primária em saúde e mudança do modelo assistencial vigente no país, alterando o paradigma voltado às doenças, baseado no hospital, para o de promoção de saúde, prevenção de doenças e cuidado às doenças crônicas, baseado no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ESF possui suporte de Equipes de Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica.

A reunião teve por objetivo estabelecer um organograma funcional de todos os setores da secretaria, criar metas e também criar um protocolo de comunicação interna.

Segundo o secretário de Saúde Marcelo Tinoco, o diálogo é fundamental para a solução de várias questões relacionadas à saúde. “É preciso haver uma comunicação interna entre as secretarias competentes e também dentro da própria secretaria para que a saúde possa alcançar resultados ainda mais positivos”, declarou Tinoco.

Tinoco enfatizou ainda a importância da prevenção dentro das comunidades com intuito de desafogar os atendimentos nas unidades de saúde emergenciais e nos prontos socorros. “Peço o auxílio de todos os funcionários para que observem as necessidades das unidades onde trabalhem e sugiram soluções para um atendimento dinâmico, causando melhorias no setor”, disse.

O secretário de Governo Luiz da Costa Guedes reforçou a importância da parceria de trabalho entre as secretarias e se mostrou preocupado com a implantação da UPA, onde a tendência é aumentar o índice de casos emergenciais. “Eu e Martinazzo confiamos no trabalho de cada um dos profissionais de saúde de Seropédica, sabemos do potencial e das qualidades de vocês”, declarou.