SECRETARIA DE SAÚDE DE SEROPÉDICA APRESENTA PROJETO SAÚDE NA ARÉA

21/05/2013 17:33

 

A secretaria de Saúde e Defesa Civil em parceria com o Conselho Municipal de Saúde apresentou na manhã desta terça-feira (21) o Projeto Saúde na Área no Auditório da Câmara Municipal.

O projeto tem por objetivo esclarecer as dúvidas, apresentar o funcionamento do sistema de Saúde para a população e o Projeto de Expansão da Saúde.

O encontro contou com palestras com os seguintes temas: Conhecendo o Sistema Único de Saúde; Funcionamento da Atenção Básica no município de Seropédica; Apresentação dos Programas de Saúde e suas Importâncias; A importância do Complexo Regulador do município; e a Apresentação do projeto de Expansão da Saúde.

Em sua fala o secretário de Saúde e Defesa Civil Marcus Baroni apresentou a situação atual da rede de saúde e afirmou que o município possui 16 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), 1 unidade pré hospitalar, 1 unidade de pronto atendimento, 1 maternidade que no momento passa por reforma, 1 Centro de Especialidades Médicas, 1 CAPS, 1 Centro de Especialidades Odontológicas e 1 unidade da SAMU. “Seropédica possui uma população de 80.138 habitantes e o ESF cobre cerca de 63,8% desta população, para cobrirmos 100% da população temos que instalar mais 7 equipes de ESF e é o que pretendemos fazer ainda este ano”, garantiu.

Marcus Baroni enfatizou que através destas expansões do serviço de Saúde espera-se a melhora no atendimento aos munícipes, permitindo o acesso aos serviços, assim como um atendimento humanizado como preconiza o SUS.

Rosana Valverde, diretora de Atenção Básica, explicou que as Unidades Básicas de Saúde (PSF) são a porta de entrada da saúde, pois recebe o usuário que busca cuidados e atenção para seus problemas, atendimento às suas necessidades básicas de saúde tendo uma equipe para atendê-lo que o conhece através de seu núcleo familiar e do meio ambiente em que vive. “Os usuários devem ser encaminhados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde para os serviços de saúde de nível secundário e/ou terciário de assistência, como o acesso às consultas com especialistas e exames. E se possível, a equipe as UBS realiza a marcação das consulta e exames”, explicou.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Miguel Jorge de Oliveira, declarou que era importante que a população participasse de eventos como este  para tomar conhecimento do que é oferecido no município. "Infelizmente a população que é a maior interessada não se faz presente de forma expressiva nestes eventos", finalizou.