Secretária de Educação Lucia Baroni Martinazzo recebe prêmio “Gestor Nota 10”

23/01/2013 19:45

A Secretaria Municipal de Educação ao longo da atual gestão têm modificado significativamente à Educação de Seropédica, diversos projetos inovadores tem sido colocados em prática, como por exemplo, a Mostra Pedagógica, o Concurso Estudantil de Música, a Caminhada pela Paz, entre outras iniciativas da SME.      Além dos projetos em andamento, a Educação Municipal também recebeu alguns prêmios, como a Medalha Tancredo Neves e o “Selo Verde” (Green Cities Network) do Projeto ENO.
O prêmio “Gestor Nota 10” homenageia os 50 melhores gestores do Brasil dentre os Secretários Municipais de Educação, e a Secretária Municipal de Educação, Lúcia Martinazzo, foi uma das pessoas agraciadas com tal honra.
A entrega da condecoração aconteceu no dia 07 de dezembro, no Hotel Majestic, em Florianópolis. Na referida ocasião a Secretária de Educação participava de outro evento juntamente com o Prefeito do município, Alcir Fernando Martinazzo, e não pôde comparecer à cerimônia de entrega do prêmio.
A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela Subsecretária de Ensino, “Professora Lana”, e também pela Subsecretária de Infra-estrutura, Mara Lúcia.
Na mesma ocasião a Subsecretária de Ensino de Seropédica também apresentou à todos Secretários Municipais presentes o projeto BEJA (Brinquedoteca da EJA), que faz parte da grade de projetos em andamento da SME, e foi um dos motivos pelos quais a Secretária de Educação conquistara o devido prêmio.
A Brinquedoteca consiste em um espaço reservado aos filhos dos alunos, para que os mesmos permaneçam durante o período em que seus responsáveis estiverem em sala de aula. Tal iniciativa foi necessária, pois foi constatado pela SME que muitos alunos abandonavam o curso (EJA) devido ao fato de não ter com quem deixar seus filhos durante o horário das aulas.
Vale ressaltar que o projeto BEJA é um dos concorrentes a outro prêmio, a “Medalha Paulo Freire”, que é concedida às experiências de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que articulem a continuidade dos estudos e a interface com o mundo do trabalho, na perspectiva da educação e aprendizagem ao longo da vida.
A “Medalha Paulo Freire” também é um prêmio de abrangência nacional sob a coordenação e execução da Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos (DPEJA-SECAD) do Ministério da Educação, juntamente com a Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) e com os fóruns estaduais e distritais de Educação de Jovens e Adultos.
Ao que tudo indica, as consequências do bom trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Seropédica têm sido positivas, tendo em vista os diversos projetos realizados, além dos prêmios recebidos durante a atual gestão.
Texto: Hudson Glória
Colaboração: Eliana Cristina (Professora Lana) – Subsecretária de Ensino