SECRETARIA DE AMBIENTE E AGRONEGÓCIOS DE SEROPÉDICA CELEBRA PARCERIA COM A UFRuralRJ

17/04/2013 19:23

 

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) firmou parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) para aquisição de mudas de plantas medicinais.

A parceria foi firmada através do professor da UFRuralRJ Argemiro Sanavria e da bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da SEMAMA Fabiana Silva.

As mudas adquiridas serão de cerca de 50 tipos de ervas medicinais, liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para a confecção de horta medicinal nas unidades da Terceira Idade de Seropédica e de algumas escolas municipais da Zona Rural.

De acordo com Fabiana Silva, a horta medicinal será utilizada na orientação de como preparar chás, infusões, banhos, bem como a orientação sobre a quantidade e uso concomitante de chás e medicamentos tradicionais, ou até mesmo de várias ervas combinadas. “Objetivamos com esta iniciativa orientar sobre a importância do uso consciente das ervas medicinais, que apesar de serem naturais, podem causar acidentes e intoxicações leves, que podem ser agravadas no idoso caso esteja com a saúde vulnerável”, explicou Fabiana.

Para Ademar Quintella, secretário de Ambiente e Agronegócios, o cultivo de plantas medicinais incentiva os alunos e membros dos núcleos da Terceira Idade a conscientização de plantas para o uso de medicamentos alternativos para pequenos males do cotidiano, substituindo e incentivando prática de utilizar se medicação industrializada. “Esse projeto não é importante só para os estudantes ou para os membros da Terceira Idade, mas sim para toda a comunidade que de alguma forma estará envolvida. Além da horta, cultivar as ervas medicinais e produzir os chás envolvem questões ambientais, já que é ecologicamente correto e mais saudável consumir alimentos sem agrotóxicos, questões culturais também são abordadas, pois voltam às raízes e também é uma terapia plantar”, ressaltou.