Prefeitura de Seropédica realiza atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

11/03/2013 12:28

Na semana que comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Seropédica, através das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Seropédica uniram-se, organizando eventos locais que apresentaram palestras, profissionais para esclarecer dúvidas comuns às mulheres e orientar quanto a assuntos como a violência, prevenção de doenças, direitos e deveres entre muitos outros.

O primeiro evento aconteceu no posto de saúde da família Dom Bosco, no bairro Campo Lindo, na última quarta-feira (06). No dia seguinte, o local escolhido foi a Escola Municipalizada José Albertino, que contou com a participação da secretária de Ação Social, Patrícia Amaral, que após uma breve palestra distribuiu brindes para as mulheres da comunidade presentes no local. Já no dia 08, acontecerá uma grande comemoração na Escola Municipal Ronald Callegário com oficinas de beleza, palestras, lanches e muitas outras atividades. “Nestas palestras abordaremos a violência contra a mulher, apresentaremos as atividades do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), mostraremos estatísticas de violência e falaremos sobre a Lei Maria da Penha”, explica Patrícia Amaral.

Ainda dentro da programação do Dia Internacional Mulher, na sexta-feira (08), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizou uma grande feira de serviços para a mulher na Praça Nildo Romano, no centro da cidade, onde foram oferecidas ao público feminino atividades como: Assessoria Jurídica; Assessoria Nutricional; Acupuntura; Avaliação Física (para a 3ª idade); Pintura em Tela; Grafite etc. “Teremos barracas oferecendo atendimento juridico, acupuntura, aferição de pressão arterial, cursos de ikebana, maquiagem e muitos outros serviços”, disse Lucia Martinazzo, secretária de Educação, Cultura e Esportes.

Da mesma forma as crianças também puderam aproveitar de atividades recreativas infantis coordenadas por 50 recreadores, que ofereceram ao público infantil brinquedos diversos e momentos lúdicos (pintura facial, bola mania, tobogã gigante, pula-pula castelinho e mesa Air Game).

Durante o evento houve sorteio de brindes e homenagens à mulheres que fizeram parte da história da cidade. “Hoje nós homenageamos mulheres que fizeram parte da história de Seropédica, como a Srª Mariana Izolde de Novaes, proprietária do 1º Cartório a se instalar em Seropédica”, informou Lucia Martinazzo.

Apresentações musicais também animaram o Dia Internacional da Mulher. As 16h a cantora Simone Humaitan subiu ao palco, seguida de uma apresentação da oficina de Canto e Coral do CAC (17h). Logo após foi realizada uma palestra com o tema “Conhecendo e fazendo sexo corretamente” ministrada pela Drª Andressa Santos.

Encerrando evento a Banda TPM subiu ao palco e empolgou aos presentes até às 23h.