Prefeitura de Seropédica no combate as Drogas nas escolas

11/05/2013 20:41

 

 

A Secretaria de Ação Social e direitos Humanos de Seropédica criaram o “Projeto A Arca” com o objetivo de levar para as Escolas Municipais discussões sobre como prevenir o uso de drogas e gravidez na adolescência.

O Projeto Arca e um resultado de uma experiência coletiva que visa efetivar ações familiares que consolidem uma politica publica de prevenção contra a dependência química, gravidez na adolescência e violência domestica.

A adolescência é um período crítico na vida de cada indivíduo, pois nessa fase o jovem vivencia descobertas significativas e afirma a personalidade e a individualidade.

Caracterizar a adolescência somente como faixa etária seria uma maneira muito simplista de observá-la, uma vez que ela compreende a transformação do jovem até a idade adulta, não apenas sob o ponto de vista biológico, mas também social e, principalmente, psicológico.

 Nessa fase, o conceito de interação grupal é perceptível, e o adolescente busca pertencer a um grupo com o qual se identifica. Este terá a capacidade de influenciar suas ações e fará com que adote atitudes as quais serão a prova de sua aceitação na “tribo” Justamente nesse período, em que o grupo de amigos atinge importância social principal, os conflitos familiares atingem o pico, fazendo com que os pais percam um pouco do seu poder de controle sobre os filhos, que buscam a imagem de adulto independente no grupo de amigos no qual está inserido, o que é uma tendência natural dos adolescentes.                                      

 É principalmente nesse período de crise que as drogas entram em suas vidas. Nosso papel, de coordenadoras do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), é alertar aos pais para que se aproximem de seus filhos nessa fase tão conturbada de suas vidas, destacando sempre a importância da família e da manutenção de uma convivência familiar saudável, em suas formações.

Cabe aos pais ensiná-los a distinguir entre o certo e o errado, fazendo-se presentes em qualquer que seja o caminho tomado pelo filho. O mais importante mesmo melhor a vida de centenas de jovens em situação de vulnerabilidade social em toda sua faixa etária..


É durante a adolescência que o jovem forma sua personalidade e individualidade, e é também o período em que as drogas se fazem mais presente. A necessidade de ações educativas na prevenção do uso de drogas entre adolescentes entende-se que seja fundamental ajudá-los na vivência dessa fase de transição, destacando a família e a educação como primordiais em suas formações como sujeitos rumo à promoção da saúde.

Integrantes da equipe “A Arca”.

Diretoria da Pol. Publica de Prevenção a dependência química.

Comissariado da Infância e Juventude da Comarca de Seropédica

CREAS, CRAS Projeto Cegonha

Conselho Tutelar.

CAC, Centro de Arte e Cultura da UFRRJ

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!