PREFEITURA CONVOCA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE

21/02/2013 20:00

Com o lema: ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!’, os Municípios já iniciaram os preparativos para a 5ª Conferência Nacional das Cidades. Em Seropédica a Conferência Municipal da Cidade já esta agendada para o dia 23 de março.

A Conferência será realizada no Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho das 08h30min às 16h e será organizado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Seropédica. “Durante as conferências municipais e estaduais, serão definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Nacional. O material deve subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades”, declarou Wilson Beserra, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável.

A etapa municipal desenvolverá seus trabalhos a partir do tema nacional da 5ª Conferência "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!", que deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar as diferentes políticas urbanas, de maneira transversal. Dessa forma, a Conferência coordenada pela SMPDS envolve não só o Poder Público, mas principalmente segmentos representativos da sociedade civil na discussão de tema tão importante. Sendo assim, é essencial a participação dos membros da sociedade civil, do CONCIS, entre outros desde o início dos trabalhos. Ainda está programada uma etapa estadual, antes da realização da Conferência Nacional, de 1º de julho a 28 de setembro de 2013. “A Conferência consiste em uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2013 em Brasília, quando reunirá delegados de todos os estados”, destacou Beserra.

O presidente do CONCIS Fausto Fontanete Teixeira, destaca a importância da Conferência da Cidade e aproveita para anunciar a realização da próxima reunião do Conselho a ser realizada no dia 26 de fevereiro às 9 horas no Auditório da Câmara de Vereadores. “A conferência da cidade é o momento de uma discussão de toda a cidade sobre temas da maior importância, e que devem ser os norteadores do governo municipal para os próximos 03 anos. Esta será a 5ª conferência realizada pela cidade e tratam-se nela de temas como transporte urbano, saneamento, habitação e desenvolvimento. Além disso, é na conferência que são eleitas as entidades que irão compor o Conselho da cidade para os próximos três anos ( CONCIS). O conselho, composto apenas por instituições, e que representam a sociedade civil organizada da cidade, junto com os poderes executivo e legislativo municipais, reuni-se ordinariamente uma vez por mês, e tem o objetivo de colocar sociedade e governo frente a frente, para a resolução dos problemas afetos aos temas mencionados para a conferência”, disse.

DEBATER PARA MUDAR

De acordo com Fausto Fontanet o conselho da cidade é uma ferramenta nova e muito importante em uma sociedade democrática. “Nós, em Seropédica, ainda não estamos acostumados a nos interar e participar da gestão da cidade, mas é o nosso dinheiro e a nossa qualidade de vida que tendem a melhorar ou piorar, de acordo com as decisões e ações do poder público, em todas as esferas. Por isso, é muito importante que sejamos perseverantes em se reunir e participar. Afinal, participando ou não, as coisas acontecem, e quando não opinamos, delegamos a nossa decisão a outro, que pode não se manifestar conforme gostaríamos”, enfatizou.

Entre os temas da conferência, serão debatidos assuntos ligados ao desenvolvimento urbano, mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável, trabalho e renda, instrumento e políticas de integração intersetorial e territorial, saúde, educação, meio ambiente e transportes.