Penúltima Novena de São Jorge, Paroquia Maria Mãe da Igreja Seropédica

21/04/2013 22:34

 

Com a Igreja de São Jorge repleta de fiéis, onde foi colocado dezenas de cadeiras ao lado de fora da Igreja,  foi Celebrada no dia 21/04 a  8º Novena, celebrada pelo Padre Luiz Antônio da Catedral São Francisco Xavier do Município de Itaguaí.

DOMINGO - IV SEMANA DA PÁSCOA

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

 

Liturgia comentada

 

Minhas ovelhas me seguem... (Jo 10, 27-30)

 

Desde o início da Igreja, logo após Pentecostes, a religião dos cristãos foi um “seguimento” de Jesus. Ser cristão era estar “no Caminho”, “caminhar” com o Ressuscitado.

 

Jesus manifesta neste Evangelho o divisor de águas entre os discípulos e os adversários que o interpelam: “Vós não acreditais... Minhas ovelhas ouvem a minha voz...” Claro que “ouvir” é mais que escutar, inclui “obedecer”. A sabedoria espiritual se resume em obedecer à vontade do Pai que o Filho nos revela. Ter um “coração ouvinte”, como o jovem Salomão pediu a Deus (cf. 1Rs 3, 9), é a prova da fidelidade, a marca do fiel.

 

Não é por acaso que o apóstolo Paulo se refere mais de uma vez à “obediência da fé” (Rm 1, 5; 16, 26): quem crê, obedece. Isto é, a fé em Jesus Cristo é exteriorizada concretamente em atos de fé. Uma fé abstrata, que se confunde com sentimentos e aéreas intenções jamais praticadas, é uma fé ilusória. Fé e compromisso com Jesus são inseparáveis.

 

Só para exemplificar: falando em nome de Cristo, o Magistério da Igreja repete o ensinamento do Mestre e não aceita que o matrimônio possa ser dissolvido. Ao “ouvir” este ensinamento, o “fiel” se decide a agir, na prática, de acordo com a lição recebida. Está provada praticamente a sua fé. Se, ao contrário, o (in)fiel argumenta, contradiz, busca justificativas e, afinal, age de maneira diferente, sua desobediência manifesta sua falta de fé.

 

No final do 4º Evangelho, depois de ter sabatinado a Simão Pedro, perguntando-lhe por três vezes se o amava, Jesus ressuscitado resume a missão do primeiro Papa em um breve e seco imperativo: “Segue-me!” (Jo 21, 19b.) O último passo desse seguimento seria uma cruz, em Roma, na qual Pedro mostraria seu amor e sua fé.

 

Seja qual for o nosso estado (leigo, religioso, ministro ordenado), ele acarreta deveres: os deveres de estado. É impossível seguir Jesus fora do cumprimento de nosso dever de estado. A mãe amamenta seu bebê, o pai trabalha para sustentar a família, o estudante estuda, a contemplativa adora, o paciente sofre. Se o amor transfigurar tudo isto, seguimos a Jesus.

 

Tenho cumprido o meu dever de estado?

 

Orai sem cessar: “Jesus, eu quero ouvir a tua voz!”