O MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA IRA PARTICIPAR DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

27/03/2013 20:36

 

 

Secretário de Turismo de Seropédica participa de reunião para organizar Jornada Mundial da Juventude

 

 

Na tarde desta quarta-feira (27) o secretário de Turismo de Seropédica Thiago Ribeiro participou de uma reunião organizada pelo secretário estadual de Turismo Ronald Ázaro com os secretários municipais de Turismo do Estado do Rio de Janeiro para discutirem a organização e a participação de cada município na Jornada Mundial da Juventude. A reunião foi realizada no Auditório da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) e contou com a presença de Vossa Excelência Reverendíssima Dom Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O arcebispo comentou que houve um pedido por parte do Brasil ao Vaticano para que houvesse mais compromissos do Papa Francisco em solo nacional. “Nós pedimos que houvesse mudanças. Porém vai depender do que a assessoria do Santo Padre resolver. Havia uma limitação de atividades quanto à vinda do papa Bento XVI, devido à idade e ao cansaço. Agora, fomos a Roma pedir para que o Papa Francisco, além da jornada, tivesse outros compromissos também”, explicou o Arcebispo. Ele acrescentou que um responsável da Igreja virá em abril para analisar distâncias, locais e percursos e ao voltar para Roma, decidirá a agenda final. Segundo Orani, a probabilidade de maior vinda de argentinos à Jornada Mundial da Juventude já existia antes mesmo da eleição do novo Papa, que é Ex-Arcebispo de Buenos Aires. “Fora o Brasil, o país que mais tinha inscrições de visitantes para acolhimento era a Argentina. Lá também foi a primeira edição sul-americana da jornada. A proximidade também conta. Imagino que haverá mais interesse da parte dos argentinos”.

Contudo, o arcebispo alerta para a limitação de voos, ônibus e deslocamentos. “Por mais que muita gente queira vir, há um gargalo de transportes”. Ele ainda acrescenta que os jovens são peça fundamental para a "beleza" da JMJ e que o Papa e eles darão um colorido especial à cidade e ao Brasil. “Isso já estava previsto com o papa Bento XVI. Com o papa Francisco sendo latino-americano, acredito que os jovens estão mais ansiosos para viver este momento, que será algo bom para o Rio, o país e o mundo”, constata Dom Orani.

Segundo o Prefeito Alcir Fernando Martinazzo, o governo vai apoiar a jornada mundial. “Estaremos à disposição para ajudar no que for possível, Seropédica não pode ficar de fora dessa Jornada Mundial da Juventude, que é extremamente importante”, disse Martinazzo.

Martinazzo disse ainda que a Prefeitura está sempre aberta a apoiar eventos religiosos. “É muito importante incentivar essa juventude que tem um objetivo sadio, que é participar de um evento religioso e conhecer o Papa”, afirmou.

O secretário de Comunicação, Turismo e Eventos de Seropédica, Thiago Ribeiro participou da reunião e se comprometeu de organizar uma Comissão para organizar a participação da cidade na Jornada. “Seropédica está preparada para receber milhares de peregrinos que irão participar da Semana Missionária. A prefeitura será grande parceira deste evento”, afirmou Thiago Ribeiro.

A chegada de um novo Papa, Francisco, latino-americano e que já dá sinais de possuir um grande carisma, joga ainda mais expectativa na Jornada Mundial da Juventude, marcada para o período de 23 a 28 de julho deste ano, no Rio de Janeiro. Mas nem toda esta expectativa e nem todos os holofotes da mídia e da opinião pública mudam a postura simples e modesta daquele que será uma figura central no evento, que deverá atrair 2 milhões de pessoas ao Rio. O arcebispo da cidade, Dom Orani Tempesta, segue se mantendo em respeitosa discrição perante o interminável assédio da imprensa, de autoridades e da sociedade.

A Cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Vaticano para sediar a 38ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, o maior encontro de jovens católicos do mundo, foi criado pelo Beato João Paulo II em 1984. A JMJ Rio 2013 reunirá mais de 2 milhões de jovens.

Para proporcionar uma melhor acolhida às pessoas que desejarem participar da JMJ a Arquidiocese do Rio lançou a Campanha de Hospedagem para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. E entrevistamos a responsável pelo Setor de Hospedagem, irmã Graça Maria, CNSB, as hospedagens serão em casas de família, paróquias, escolas públicas e particulares, ginásios poliesportivos, casas de festas, centros comunitários e outros locais que sejam seguros e cobertos para que o peregrino possa ser alojado para pernoite.