NOVO LABORATÓRIO REFORÇARÁ AS AÇÕES CONTRA A DENGUE

03/05/2013 09:28

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil instalou um novo laboratório de analises clinicas no prédio anexo ao Pré-Hospitalar Drº José Bueno Lopes, localizado no Centro da cidade.

De acordo com o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr Marcos Baroni, a escolha pelo local se deveu ao objetivo de centralizar os exames laboratoriais em um único local para dar maior comodidade ao usuário. “Esta unidade de saúde possui melhor infraestrutura, aqui já realizávamos exames laboratoriais de rotina, há pouco tempo criamos um polo laboratorial para a tuberculose neste prédio e agora instalamos este novo laboratório que fará exames tireoidianos, de fertilidade e exames imunológicos, tais como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirus, enfim os exames sorológicos em geral”, explicou o secretário.

O prefeito Alcir Fernando Martinazzo destacou a importância do novo serviço na área da saúde. “É preciso pensar a saúde de maneira preventiva, como forma de garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população. Precisamos de ações preventivas em todas as frentes”, disse.

LABORATÓRIO SERÁ POLO DE EXAMES DE DENGUE NA REGIÃO

 

Para reforçar o combate à dengue em Seropédica, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, pretende iniciar em breve exames sorológicos para a detecção de dengue.

Marcos Baroni, afirmou que o objetivo é descentralizar os exames de dengue, com isso, Seropédica será o primeiro município a receber uma unidade descentralizada na macrorregião do Rio de Janeiro.

O coordenador de Laboratório Natanael Ricardo Pereira Miranda, explicou que os exames eram realizados apenas no Laboratório Noel Nutels e que agora o Governo do Estado pretende criar polos de analises para detecção da doença com o objetivo de agilizar o diagnóstico. “Atualmente os exames são realizados no Laboratório Central Noel Nutels (LCNN) no Centro do Rio o que atrasava o diagnóstico e em breve estaremos realizando estes exames aqui”, comemorou.

Com o laboratório em atividades na cidade, a equipe de combate poderá obter os resultados de contaminação com o vírus da dengue com mais rapidez. Isso permitirá que os doentes sejam tratados de forma mais rápida.

Seropédica será um polo regional para a sorologia da dengue e atenderá também as cidades de Itaguaí, Japeri e Queimados

COMO DIAGNOSTICAR A DENGUE

 

O diagnóstico da dengue é realizado com base na história clínica do doente, exames de sangue, que indicam a gravidade da doença, e exames específicos para isolamento do vírus em culturas ou anticorpos específicos.

Para comprovar a infecção com o vírus da dengue, é necessário fazer a sorologia, que é um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue. A doença é detectada a partir do quarto dia de infecção.

Inicialmente, é feito um o diagnóstico clínico para descartar outras doenças. Após esta etapa, são realizados alguns exames, como hematócrito e contagem de plaquetas. Estes testes não comprovam o diagnóstico da dengue, já que ambos podem ser alterados por causa de outras infecções.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!