MAIO É O MÊS DE VACINAR O REBANHO CONTRA A FEBRE AFTOSA

30/04/2013 19:42

 

Nesta primeira etapa, produtores terão até 31 de maio para vacinar rebanho

Criadores de bovinos e bubalinos são obrigados a imunizar os animais

 

A partir de 1° de maio, o produtor rural tem um compromisso com a sanidade do rebanho bovino. A data marca o inicio da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acontecerá até o dia 31 do mês. Diferentemente da imunização realizada em novembro do ano passado, agora todos os bovinos deverão ser vacinados, independentemente da idade.

A expectativa é de que mais de 4500 cabeças sejam imunizadas, alcançando 100% de índice vacinal. O secretário de Ambiente e Agronegócios de Seropédica, Ademar Quintella, orienta os produtores de todo a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha, lembrando que os bubalinos (búfalos) também deverão ser vacinados. "Para manter o status de área livre de febre aftosa, é fundamental o envolvimento de toda cadeia produtiva nas etapas de vacinação", frisou.

Ademar Quintella, falou sobre a importância dos proprietários vacinarem seu rebanho. “A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. Felizmente os proprietários já estão bem conscientes da obrigação de manter seus animais com as vacinas em dia”, afirmou o secretário.

De acordo com Quintella, a Prefeitura de Seropédica aplica gratuitamente a vacina no gado dos produtores que possuem até 50 cabeças. “Em Seropédica existem 114 propriedades que possuem até 50 cabeças de gado e a Prefeitura realiza a aplicação da vacina gratuitamente para estes produtores”, informou.

Após a vacinação, é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado.

A Febre Aftosa, doença contagiosa causada por vírus e os sintomas principais da Febre Aftosa nos animais são febre e lesões vesiculares, úlcera na boca, anorexia e estomatite. Segundo dados da secretaria, a cidade de Seropédica conta atualmente com um rebanho de aproximadamente 10 mil animais de gado.