FOLIÕES PARTICIPAM DO ÚLTIMO DIA DE CARNAVAL

13/02/2013 10:00

Nesta terça-feira (12), último dia de festas do carnaval, a cidade de Seropédica finaliza sua programação com muita animação nos Polos Carnavalescos intitulados ‘Arena da Alegria’ e ‘Passarela da Folia’.

Desde que começaram as festas de Carnaval, no dia 8 de fevereiro, a participação do púbico tem sido satisfatória para a Secretaria Municipal de Comunicação, Turismo e Eventos. “Calculávamos um público de 5 mil pessoas nos polos carnavalescos a cada dia de festa, entretanto, acreditamos que esse número já tenha sido ultrapassado”, afirmou o secretária de Comunicação, Turismo e Eventos, Thiago Ribeiro. Somente nas festas da ‘Arena da Alegria’, entre sábado e domingo, passaram mais de 7 mil foliões por dia.

Para Thiago Ribeiro, o balanço do Carnaval foi extremamente positivo. "O balanço que fazemos desse Carnaval é muito positivo. Apoiamos vários blocos e vimos à alegria estampada em cada folião. Estou muito satisfeito," declarou o secretario.

Os ambulantes devidamente cadastrados na Prefeitura tiveram toda a colaboração administrativa para comercializarem os seus produtos. Outra medida importante é a segurança e o conforto oferecido para a população, com a efetiva presença de contingente da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil, da Guarda Municipal e de equipes de Saúde. Nenhum caso de violência foi registrado pelas polícias civil e militar ou pela Guarda Civil Municipal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também não teve ocorrências graves.

A Prefeitura investiu em um grande efetivo de segurança para tornar este um dos Carnavais mais familiares de Seropédica. “Conseguimos oferecer à população uma festa sem violência e com muita alegria e tranqüilidade”, afirmou Thiago Ribeiro.

Na avaliação do prefeito Martinazzo o carnaval deste ano foi muito bom, com muita alegria e tranquilidade e, por isso, a Prefeitura se esforçará para o de 2014 ser ainda melhor. “Em 2014 a festa será ainda melhor. Com os blocos mais organizados. A ideia é que os blocos comecem a trabalhar e a discutir o Carnaval com bastante antecedência”, declarou.

 

CAMPANHA CONTRA A AIDS REALIZADA DURANTE O CARNAVAL EM SEROPÉDICA

 

Foram distribuídos preservativos e leques com orientações.

 

Durante o período de carnaval, a Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Saúde realiza uma campanha de prevenção à Aids intitulada “A vida é melhor sem Aids. Proteja-se. Use camisinha”. As ações seguem até a terça-feira (12) durante os eventos programados na cidade.

De acordo com o secretário da Saúde, Marcelo Tinoco, os agentes de saúde já iniciaram as orientações e durante os dias de carnaval da cidade os foliões receberam leques informativos e camisinhas.

A iniciativa tem como meta reforçar o esclarecimento à população sobre as formas de prevenção e contágio da doença.

Segundo a secretaria, o município dispõe hoje de uma equipe multidisciplinar, que atua em caráter preventivo e também no atendimento aos pacientes soropositivos.

 

 

SUGESTÃO DE POVO FALA

O paulista Dierique Ramalho afirmou que o carnaval de Seropédica é melhor do que da sua cidade. “Este é o primeiro ano que passo o carnaval aqui em Seropédica e estou achando ótimo, muito animado e seguro”, disse.

Para Stephano Oliveira o carnaval deste ano foi diferente, pois pôde trazer a família e o filho pequeno para brincar num ambiente seguro.

Já Nilce Moura da Silva conta que gosta de se fantasiar para pular carnaval e que a cada dia usa uma fantasia diferente. “Gosto de me fantasiar para pular carnaval, ontem sai de bruxa e hoje vim de Dama de Vermelho”, conta.

 

TEXTO TATHIANA GAMA

FOTOS LEVI OLIVEIRA, ROSE GORITO

1 - Stephano Oliveira fantasiado de Minnie destacou a segurança do carnaval

2 – Grupo Toda Hora animou a noite no último dia de carnaval

3 - O paulista Dierique Ramalho curtiu o carnaval de Seropédica ao lado dos amigos

4 – Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção à Aids

5 – Público lota a Arena da Alegria no último dia de carnaval

6 – Fantasiada de Dama de Vermelho Nilce conta que gosta de se fantasiar no carnaval