ESCOLAS DO MUNICÍPIO INICIAM O ANO LETIVO APÓS O CARNAVAL

14/02/2013 19:30

O Carnaval termina e com ele as férias escolares. Cerca de 18000 mil estudantes, matriculados nas 47 escolas municipais de Seropédica, iniciam o ano letivo de 2013, na segunda-feira (18). Depois de mais de sessenta dias fora da sala de aula, os alunos ganharão uma recepção calorosa dos professores, diretores e funcionários das unidades. “Tudo para facilitar a adaptação e dar ritmo ao novo ano escolar. O foco vai estar voltado principalmente para as turmas de quinto ano, que farão a Prova Brasil, para avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, afirmou Lucia Martinazzo, secretária de Educação, Cultura e Esportes.

Cada escola está preparando uma forma de recepção aos alunos. A intenção é dar um acolhimento humanizado nessa volta que mistura ansiedade de reencontrar os amigos e contar como foram as férias, mas também cria expectativa e preocupação com os estudos. É hora de voltar a se dedicar ao conteúdo pedagógico passado em sala de aula e obter as notas, que não garantam apenas passar para o próximo ano, mas também aprender mais. É hora de estudar em casa, aproveitar as aulas de reforço.

Nesse início das atividades escolares, os professores e supervisores, assumem o trabalho com a meta de oferecer uma educação de qualidade para seus alunos. Também foi proposto a eles um novo desafio superar a média 4,3 alcançada no IDEB/2011, atingindo nesse ano 5. Para isso, estão sendo estudados projetos de valorização dos profissionais que atuam no quinto ano, além das aulas de reforço. “A meta projetada pelo MEC para Seropédica em 2011 era de 4.0 pontos percentuais, porém, o bom trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes ultrapassou a meta proposta pelo Ministério da Educação, e o município, hoje, já encontra-se com o valor proposto como meta para 2013, que são os atuais 4.3 pontos”, afirmou Lucia Martinazzo, secretária de Educação, Cultura e Esportes.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes esclarece que o índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

 

NOVA ESCOLA

A Escola Estadual Municipalizada Santa Sofia após passar por demolição e reconstrução total de sua instalação será reinaugurada e entregue para os alunos e funcionários no próximo dia 22 e passará a se chamar Escola Municipal Gilson Silva.

A EEM Santa Sofia atende a um total de 551 alunos, sendo que 284 são dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), 203 dos Anos Finais (6º ao 9º Ano) e 64 frequentam a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A Escola Estadual Municipalizada fica localizada à Rua João Azevedo, S/Nº e foi constatada pela atual gestão a necessidade de se fazerem obras no local, para que tanto os alunos quanto os profissionais em atividade na escola pudessem estudar e trabalhar com mais segurança.

A diretora-geral da escola, Lúcia H. Magalhães, comentou sobre a atual infra-estrutra. “Essa inauguração é um motivo de muito orgulho para nossa escola e para a nossa comunidade. Nós sofríamos muito com a estrutura antiga, mas hoje, graças a Deus, os pais dos alunos estão maravilhados com o que vêm acontecendo, com o respeito da secretaria de educação com a nossa comunidade e com as crianças. Por isso esperamos ansiosos pela inauguração do prédio novo”, definiu.

A outra Escola Municipal de Santa Sofia é a Manoelino da Silva Cabral que atende crianças de 3 a 5 anos (Creche II, Educação infantil I e II) A Diretora Elisabeth de Melo Resende, informou que estão matriculados 150 crianças.

 

Texto e Fotos Tathiana Gama

Fotos Luiz Calderini