Equoterapia na Rural

27/04/2013 11:08

EDUCAÇÃO
Docentes apresentam terapia alternativa em ambiente escolar

A proposta do evento é proporcionar aos alunos diferentes terapias e vivencias com o cavalo

 O Caic Paulo Dacorso Filho receberá na próxima terça-feira, 30 de abril, o I Festival de Equoterapia da UFRuralRJ, que terá como tema: “Escola e universidade na formação de vínculos afetivos com o cavalo”. A iniciativa partiu de um grupo de professores de Educação Física, Zootecnia e do Caic, interessados em construir um evento que proporcionasse as crianças ditas normais e especiais, do primeiro segmento do ensino fundamental, a vivenciarem diferentes terapias e vivencias com o cavalo e à cavalo.
A Equoterapia é um tratamento médico que associa exercícios de fisioterapia com cavalgadas. Recomendado para pessoas com problemas de coordenação motora, a equoterapia melhora o equilíbrio, a postura e desenvolve os movimentos do corpo e estímulos sensoriais. A iniciativa é essencial para pessoas com vários tipos de manifestações como paralisia cerebral (encefalopatia estática), síndromes de Down, de Asperger, Tourette, Guillain-Barré, entre outras. Comprovado cientificamente, também ajuda na reabilitação de pessoas que sofreram algum tipo de acidente.
Os organizadores do evento são o professor José Ricardo da Silva Ramos – (DTPE-IE), a diretora do Caic, Carmen Oliveira Frade e a professora Flávia Jesus de Almeida (DPA-IZ). Compartilham e também estarão construindo o evento às turmas de Prática de Ensino, de Educação Física, o Instituto de Zootecnia, professores e alunos do CAIC Paulo Dacorso Filho.

Fonte Jornal Atual