EMOÇÃO E HOMENAGENS NA DESPEDIDA DE RICARDO MOTTA MIRANDA

18/03/2013 18:12

Martinazzo foi um dos homenageados com Medalha do Centenário da instituição

 

A cerimônia realizada no último dia 15 no Anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão) marcou o término do segundo mandato do Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) Ricardo Motta Miranda.

A última semana do Professor Ricardo Motta Miranda à frente da UFRuralRJ foi marcada também por atividades de grande relevância para a Universidade, entre elas, a participação da reunião da Associação dos Dirigentes das Universidades Federais (Andifes), nos dias 12 e 13; o diálogo com o grupo de estudantes que ocupa a reitoria, no dia 14; a reunião do Conselho Universitário, a inauguração do Pavilhão de Aulas Teóricas-PAT, a outorga de medalhas do centenário da instituição a autoridades educacionais e políticas, o lançamento do Livro do Mérito, na sexta, 15.

Entre as autoridades presentes à cerimônia realizada na última sexta-feira (15), o prefeito de Seropédica Alcir Fernando Martinazzo, os reitores Carlos Levi da Conceição (Reitor da UFRJ), Luiz San Gil Jutuca (Reitor da Unirio); Roberto Salles (Reitor da UFF); Luiz Caldas Pereira (reitor do IFF); Carlos Henrique Figueiredo Alves (Diretor do CeFET-RJ); Glaucius Oliva (Presidente do CNPq); Senador Lindberg Farias, o deputado Celso Jacob; Carlos Bielschowsky (presidente do CEDERJ), Masako Masuda (vice-presidente do CEDERJ); Sílvio Galvão (presidente da PESAGRO-Rio); Ricardo Rosa (Diretor do Dep. de Infraestrutura Universidades/FINEP); Prof. Ana Maria Dalcero (UNRC), entre outros.

Durante o evento Ricardo Miranda entregou a Medalha de Centenário de Origem da UFRuralRJ cunhada pela Casa da Moeda do Brasil a autoridades presentes. O Senador Lindberg Farias e o prefeito Martinazzo foram um dos homenageados.

Ao homenagear Martinazzo, o Reitor Ricardo Miranda destacou a contribuição de Martinazzo à universidade como interlocutor da instituição na Prefeitura Municipal. “Martinazzo, ex aluno da UFRuralRJ da pós graduação e é uma satisfação imensa homenageá-lo, pois possibilitou a aproximação e a formação de diversas parcerias entre a UFRuralRJ e a Prefeitura de Seropédica, que há muito nós ansiávamos ter”, declarou Ricardo Miranda.

Muito emocionado Martinazzo lembrou os tempos de estudante na universidade e falou sobre a importância da integração entre a instituição e a Prefeitura, com o objetivo de benefícios à população. “É com muita emoção que recebo hoje esta medalha da instituição onde estudei e está caminhada ao lado da Rural é importante para a cidade de Seropédica que passa por sua fase de desenvolvimento”, destacou Martinazzo.

Em sua fala Lindberg cumprimentou a todos os reitores presentes e ao prefeito Martinazzo e comentou o movimento estudantil que ocorria na UFRuralRJ. “Quando vejo os estudantes se manifestando desta forma, com essa força, essa alegria e vivacidade, concluo que é fundamental ter uma juventude como esta: contestando, reclamando, pedindo, exigindo e isto me lembra a minha época de movimento estudantil”, disse.

Na ocasião, o reitor Ricardo Motta Miranda foi homenageado pela comunidade universitária através do Centro de Arte e Cultura / CAC - UFRuralRJ, e pela vice-reitora 'pró-tempore' no exercício da reitoria e reitora eleita da UFRuralRJ, Profª Ana Dantas, representando os membros da Administração Superior da UFRRJ.

Os últimos momentos do Professor Ricardo Motta Miranda à frente da UFRuralRJ são uma eloquente expressão do quanto o professor angariou de afeto e respeito ao dedicar-se com excelência, ao longo de suas duas gestões, a colocar em prática os ideais essenciais da UFRuralRJ.

 

PERSONALIDADES HOMENAGEADAS:

Aloizio Mercadante (Ministro da Aloizio Educação); Senador Lindberg Farias; Luiz Fernando 'Pezão' de Souza (Vice-Governador do Rio de Janeiro); Carlos Levi da Conceição (Reitor da UFRJ), Luiz San Gil Jutuca (Reitor da Unirio); Roberto Salles (Reitor da UFF); Luiz Caldas Pereira (reitor do IFF); Carlos Henrique Figueiredo Alves (Diretor do CeFET-RJ); Glaucius Oliva (Presidente do CNPq); José Henrique Paim Fernandes (Secretário Executivo do MEC); Adriana Rigon Weska (Dir. de Desenvolvimento das IFES/SESu/MEC); Gustavo 'Tutuca' Reis Ferreira (Sec. Ciência e Tecnologia RJ); Carlos Bielschowsky (presidente do CEDERJ), Masako Masuda (vice-presidente do CEDERJ); Sílvio Galvão (presidente da PESAGRO-Rio); Ricardo Rosa (Diretor do Dep. de Infraestrutura Universidades/FINEP); Prof. Ana Maria Dalcero (UNRC); Alcir Martinazzo (Prefeito de Seropédica); Vinicius Farah (prefeito de Três Rios); Alexandre Cardoso; Amaro Pessoa Lins; Maria Yeda Costa Diniz; Celso Jacob; Fernando Pimentel Gusmão; Luiz Edmundo Vargas de Aguiar; Cibele Daher Botelho Monteiro; Almy Junior Cordeiro de Carvalho; o Dr. Paulino Farias Alves Filho (Procurador Geral da UFRRJ) e a homenagem póstuma ao pintor Chlau Deveza.