EM SEROPÉDICA É ASSIM, "ATENÇÃO ESPECIAL À TERCEIRA IDADE"

11/03/2013 17:42

Cumprindo o Gabinete Itinerante no Centro de Especialidades Médicas de Seropédica (CEMES) nesta SEXTA-FEIRA (08), o secretário de Saúde Marcelo Tinoco se reuniu com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Patrícia Amaral para discutir assuntos ligados à Terceira Idade do Município.

Atualmente a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos possui quatro polos espalhados pelo município, beneficiando centenas de moradores com mais de 65 anos. A meta da secretaria de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos é implantar nos próximos anos um Centro de Convivência da Terceira Idade com o objetivo de atender a mais de cinco mil moradores acima de 65 anos na cidade. “A reunião teve por objetivo discutir ações conjuntas entre as duas secretarias para a implantação do Centro de Convivência da Terceira Idade para atender os idosos do município com uma equipe multidisciplinar contendo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros”, explicou.

Marcelo Tinoco, como médico, disse que os idosos têm que se cuidar para evitar problemas graves. Pediu a ajuda deles para ajudar na mudança e transformação da cidade para que as pessoas possam cuidar melhor de seus filhos e netos. “Um envelhecimento saudável e bem sucedido é marcado por uma redução no risco de doenças e pela prevenção ou reversão da perda funcional, garantindo a manutenção de uma vida independente e autônoma”, disse Tinoco.

O secretário enfatizou que um dos problemas que mais afetam a Terceira Idade é a chamada ‘Síndrome do Ninho Vazio’ que é uma condição caracterizada pelo surgimento de um quadro depressivo por parte dos pais após a saída dos filhos de casa, a partir do momento em que eles se tornam independentes, partindo para outra moradia. “A interação e a atenção especializada que será ofertada no Centro de Convivência irá tratar este e outros problemas que afetam os idosos”, garantiu o secretário.