Crianças do Abrigo Municipal de Seropédica, aprendem a plantar arvores e cuidar do meio Ambiente

08/05/2013 19:28

 

ENO TREE PLANTING DAY - AÇÃO GLOBAL DE PLANTIO DE ÁRVORES

 

A Secretaria de Ambiente e Agronegocios da Prefeitura Municipal de Seropédica, em parceria com os Alunos do CTUR apresentaram um projeção de slides para as crianças do projeto ENO onde foi dado informações sobre a importância das árvores para a humanidade. 

 Neste evento, cerca de 20 mudas de árvores da Mata Atlântica foram plantadas pelas crianças moradoras do abrigo. Além do plantio, as crianças adotaram uma muda, com o compromisso de cuidá-las diariamente. O plantio teve o apoio do Assistente Vilson Toledo(Secretaria de ambiente) e alunos do CTUR com a coordenação de Ana Carolina.

O plantio ENO (Environment Online) ocorre duas vezes ao ano, em datas pré-agendadas, geralmente em maio e em setembro (no dia da árvore, também dia internacional da paz). Em Seropédica, o plantio é coordenado pela bióloga Fabiana Silva (coordenadora de gestão ambiental do município).

Em 2012, Seropédica ganhou o selo verde (Green Cities) pelo projeto ENO, pelo seu empenho em promover a educação ambiental no município, sendo a segunda cidade brasileira a adquirir este título – a primeira cidade foi São Paulo.

O objetivo principal do projeto ENO é plantar 100 milhões de mudas até 2017, atualmente o projeto tem a marca de 10 milhões de mudas, nosso município tem colaborado ativamente não apenas com o plantio mais também com a promoção de atividades em educação ambiental, sustentabilidade, florestas, água, consumo consciente, reciclagem, dentre outras.

Em 2012 o projeto foi desenvolvido em várias escolas do município, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócio, este ano, além das escolas, o projeto está sendo desenvolvido nas unidades da terceira idade, com a comunidade em geral.