COMISSÃO CONVOCA PARA 5ª CONFERÊNCIA DA CIDADE

19/03/2013 18:30

 

A Comissão Executiva Organizadora da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Seropédica convida a população a participar da conferência a ser realizada no próximo dia 23 no Auditório do Centro de Atenção Integral a Criança (CAIC) Paulo Dacorso Filho, localizado no KM 07 da BR 465.

Um dos objetivos desta Conferência são: sensibibilizar e mobilizar a sociedade de Seropédica para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade de Seropédica; e, propiciar e estimular a organização da Conferência da Cidade como instrumento para a garantia da gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano na cidade de Seropédica.

O prefeito Alcir Fernando Martinazzo destacou a importância da participação da comunidade na conferência e falou sobre o desejo de construir uma política urbana voltada para os anseios do povo. "O nosso desejo é construir uma política urbana voltada para os anseios do povo, sobretudo, com planejamento participativo. O desafio da Conferência é aprofundar esse debate e construir um conjunto de prioridades que foque, especialmente, saídas para as questões da habitação, da regularização fundiária e do desenvolvimento em nossa cidade", declarou.

De acordo com Rosângela Straliotto, presidente da Comissão Executiva da 5ª Conferência da Cidade de Seropédica ao final desta Conferência serão eleitas as instituições da Sociedade Civil Organizada que farão parte do “Conselho da Cidade de Seropédica”, criado pela Lei Municipal 320/05,  responsável por acompanhar e avaliar a implementação da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, em especial às de Habitação, Saneamento Básico, Ambiental, Trânsito, Mobilidade Urbana e recomendar as providências necessárias ao cumprimento de seus objetivos; além dos representantes de Seropédica na V Conferência Estadual das Cidades.

Rosangela enfatiza que os delegados devem ser oficialmente indicados para participação na 5ª Conferência, pelos representantes legais de instituições sediadas em Seropédica, pertencentes às seguintes categorias: Poder Executivo e Poder Legislativo Municipal; Movimentos Populares; Sindicatos; Empresários relacionados a produção e ao desenvolvimento urbano; Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; ONG’s com atuação na área de Desenvolvimento Urbano. “O documento de indicação do delegado de sua instituição, acompanhado de um documento legal de fundação da instituição (Ata de fundação devidamente assinada ou Estatuto) devem ser entregues até às 9:00hs do dia 23 de março de 2013, no próprio local de realização da conferência junto à secretaria do evento”, informou.

Conforme o secretário de Planejamento, Wilson Beserra, a intenção da Conferência é envolver todos os segmentos da comunidade nessas discussões. Os participantes serão divididos em grupos de discussões, que, ao final do encontro, apresentarão os relatórios temáticos. “Os delegados que representarão Seropédica na etapa Estadual também serão eleitos durante a 5ª Conferência da Cidade de Seropédica”,informou.