Comemoração do Dia da Água em Seropédica

22/03/2013 23:51

 No dia 22/03, equipes da Secretaria de Ambiente e Agronegócios em conjunto com alunos do CETUR (Colégio Técnico da Universidade Federal), e com apoio da Secretaria de Serviços Públicos fizeram uma ação ambiental de reflorestamento, com a plantação de 500 mudas doadas pela Fabrica Carioca de Catalisadores, para recuperar a beira do riacho que corta os Condomínios Parque das Flores e Jardim das Acácias da Minha Casa Minha Vida do Bairro Santa Sofia no km 53.

O Prefeito Martinazzo falou da importância em fazer o reflorestamento em todo município, principalmente no novo condomínio, já que nestas novas casas não tem arvores.

De acordo com o Secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Jorge Alves Quintela, essa plantio de arvores nativas de mata atlântica, foi um modo de comemorar o Dia Mundial da Água, e para ensinar as crianças sobre educação ambiental. "O reflorestamento é importante porque ajuda a reter a água no solo, recuperando o solo ao lado dos rios. Plantamos aqui espécies nativas como Jequetibá,Ipê, Ingá, Pau-Ferro, e muitas outras. Estas são árvores pioneiras e secundárias.

Dezenas de crianças moradoras dos condomínios apadrinharam as mudas de arvores, se comprometendo de regalas todos os dias. Algumas crianças como: Marcelo Henrique da silva pereira 8 anos, Julio Cesar Barberino dos Santos 7 anos, Raquel oliveira Teixeira 9 anos, Lorraire Pereira de Souza 7 anos,  Leanderson dos Santos Pascoal da Silva 7 anos, Clarissa Vitoria batista de Araujo 6 anos estavam bem animados com a ação e passaram por aula de como cuidar das plantas, medir oxigênio da água, e o PH. “Hoje ficamos sabendo que as árvores também podem ajudar as nascentes e os rios, isso é muito importante”, declarou Raquel Oliveira Teixeira.

Estiveram presentes também os Secretários de Serviços Públicos Caio Ferreira Pereira, a Secretária de Ação Social e Direitos Humanos Patrícia Cristina de Melo Amaral e Castro, o Subsecretário de Direitos Humanos Daniel Filho, e o Diretor de limpeza Urbana Wilton dos Santos.