CICLUS APOIA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DESEMPREGADAS EX-CATADORAS DO LIXÃO DE SEROPÉDICA

14/05/2013 19:08

 

 

Iniciativa dá sequência ao suporte oferecido pela empresa para documentação das associadas e legalização e organização da entidade

 

 

A Ciclus iniciou uma nova etapa de apoio à Associação de Mulheres Desempregadas Ex-catadoras do Lixão de Seropédica. Após um ano dedicado ao suporte nos processos de documentação das cooperadas, legalização da entidade e sua organização, a Ciclus promove agora, por meio de seu programa social PISCA - Plano de Inclusão Social de Catadores –, a capacitação das ex-catadoras para empreendedorismo, associativismo e plano de negócios para desenvolvimento de projetos locais.

 

 “O objetivo dessa iniciativa é preparar essas mulheres para sua inserção no mercado de trabalho com o estímulo ao desenvolvimento de projetos a partir das suas potencialidades e garantindo dessa forma seus direitos”, afirma Lygia Simões, coordenadora do PISCA.

A capacitação é dada pela consultora Maristela Barenco, que utiliza o método de educação popular, o chamado ‘aprender fazendo’.  Esta fase do trabalho iniciou com a aplicação de uma pesquisa de mercado realizada em Chaperó para analisar a viabilidade da implementação do novo projeto da associação: um restaurante no bairro.

 

“O resgate da auto-estima é a base desse trabalho, que estimula competências pessoais empreendedoras, a organização e a transformação das condições de vida das associadas”, explica Maristela. “É importante entender que a pobreza não é uma questão econômica apenas, mas também cultural, social e afetiva”, acrescenta.

 

A Associação já presta serviços a CTR Rio, em Seropédica, administrada pela Ciclus. A entidade foi contratada para distribuir informativos sobre a empresa para a comunidade de Chaperó, onde está instalada a unidade.

 

“Tinha orgulho do meu trabalho no lixão, mas a Associação é a busca de uma vida melhor para mim e para minha família. O lixão era nosso sustento, mas não era o nosso futuro”, conclui Rosimeire Araújo, presidente da entidade.