Caxias sediou debate sobre plano estadual de cultura

07/05/2013 14:56

Representantes dos municípios da Baixada Fluminense se reuniram , em Duque de Caxias, para discutir o Plano Estadual de Cultura proposto pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

O encontro, realizado no Teatro Raul Cortez, foi aberto pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Jesus Chediak e contou com a presença dos responsáveis pela elaboração do texto que será enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para aprovação.
          Participaram do fórum o subsecretário municipal de Cultura, André Oliveira, os representantes da SEC Renato Dantas, Delmar Cavalcante, Simone Amorim, Simone Gruba (coordenadores do Plano), e Marilda Samiço, da Superintendência de Artes da secretaria. Também estiveram no evento representantes de Belford Roxo, Queimados, São João de Meriti, Seropédica, Guapimirim, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Paracambi.
            A minuta do Plano Estadual de Cultura foi apresentada aos segmentos presentes que deram sugestões para as políticas públicas na área. A população também poderá enviar contribuição através do site cultura. rj.gov.br/projeto/plano-estadual-de-cultura. O texto final será apresentado como anexo único do Projeto da lei Estadual de Cultura que será enviado à Alerj para votação. Só depois de aprovada pelos deputados serão definidas as diretrizes e estratégias.
            Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Jesus Chediak o encontro foi muito importante. “Fundamental, porque permite que a região da Baixada Fluminense tenha condições de desenvolver projetos com sua própria identidade cultural. Na verdade, ninguém é universal fora do seu quintal”, disse Chediack lembrando o poeta Vinícius de Morais.
            “As pessoas confundem cultura com arte e produção de conhecimento. A cultura é a base da sociedade, trabalha dentro do ser humano e vai ser cada vez mais solicitada pela sociedade”, destacou o secretário.
 Diretrizes do Plano Estadual de Cultura:
Promover a cultura como direito e ampliar seu acesso em todo o estado do Rio de Janeiro;
Ampliar e qualificar os espaços culturais no estado;
Valorizar a diversidade das expressões artísticas e culturais;
Formular e implementar políticas culturais setoriais;
Proteger a memória e o patrimônio cultural;
Promover o aprofundamento do diálogo entre a Cultura e Educação;
Estimular e valorizar a participação infanto-juvenil na cultura;
Reforçar o papel da cultura no desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro;
Estimular políticas de desenvolvimento cultural nas regiões;
Intensificar os esforços para melhoria da gestão da cultura;
Fortalecer instâncias de participação e representação da sociedade civil na gestão da cultura;
Incentivar a produção e a difusão de conhecimento sobre cultura no Estado do Rio de Janeiro;
Ampliar os recursos financeiros para a cultura;
Ampliar o acesso dos agentes culturais do estado aos recursos financeiros da cultura.