Campanha de combate a Dengue é relançada pela Secretaria de Saúde

18/01/2013 12:00

RIO DE JANEIRO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) fez o relançamento da mais importante campanha de mobilização social no combate ao Aedes aegypti: os 10 Minutos Contra a Dengue. O pontapé inicial foi dado, na região Metropolitana do Rio.

Foram distribuídos panfletos com um checklist que orienta como cada um pode proteger seu lar da dengue com uma vistoria simples, de apenas 10 minutos por semana.

A região Metropolitana I concentra, além de Magé, os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica, Paracambi e Guapimirim. Estrategicamente, a área é considerada prioritária por sua densidade populacional, já que esse é um fator de risco para a transmissão da doença.

O objetivo da campanha é estimular a população a investir dez minutos da sua rotina semanal para localizar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em seus imóveis, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A Campanha continuará este ano.

O próximo passo da SES no combate à dengue é a aproximação com os municípios. Para isso, acabam de ser criadas as Salas de Situação Regional, iniciativa que servirá para reunir representantes das Secretarias Municipais de Saúde e das subsecretarias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção à Saúde e da Assessoria de Humanização da SES para discutir ações de prevenção e combate à doença no estado do Rio de Janeiro. Os 92 municípios do estado estarão cobertos por 10 salas que terão, cada uma, dois técnicos da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES. Esses profissionais serão responsáveis por acompanhar as reuniões das salas com representantes municipais e levar para o Grupo de Trabalho de Dengue da SES o que está acontecendo em suas regiões e, assim, tomar as decisões de forma colegiada.

Durante a 1ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º a 7 de janeiro) foram notificados 26 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Nesse período, nenhum óbito foi registrado. Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios até 12h de 7 de janeiro de 2013. Em 2012, na 1ª semana epidemiológica de 2012 foram notificados 36 casos suspeitos de dengue no estado, sem nenhum óbito.

Durante todo o ano de 2012 foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 41 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.

Fonte: https://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=22939