UFRRJ DOA TERRENO PARA PREFEITURA CONSTRUIR UNIDADE DO CVT DE SEROPÉDICA

22/02/2013 19:00

"Vamos contribuir com a educação no presente e investir na formação de gerações futuras". A declaração foi feita pelo prefeito Alcir Fernando Martinazzo durante a solenidade de assinatura do termo de cessão pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), do terreno para construção do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Seropédica.

O ato aconteceu às 10h, no Gabinete do Reitor da UFRuralRJ Ricardo Miranda, com a presença do secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Gustavo Tutuca e do Presidente da Faetec Celso Pansera.

A Prefeitura Municipal construirá o CVT em um terreno de 3 mil metros quadrados, cedido pela UFRuralRJ, com recursos oriundos da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. "O CVT é um dos grandes projetos para melhorar a qualificação da mão de obra local para atuar nas empresas que estão se instalando na cidade", disse Martinazzo.

O Reitor Ricardo Miranda comentou que a UFRuralRJ se une à Prefeitura de Seropédica, com a cessão do terreno aonde será construída a unidade do CVT. "Portanto, na nossa análise, é um dos projetos importantes no governo do prefeito Martinazzo", reconheceu o reitor.

Projetado para atender as demandas geradas pela expansão econômica do município e crescente abertura de novos postos de trabalho, o CVT oferece cursos profissionalizantes para 2.354 alunos por ano. Em Seropédica a unidade oferecerá mais de 2 mil vagas para estudantes e será equipada com modernos laboratórios e oficinas para desenvolvimento tecnológico e profissional dos alunos.

Martinazzo destacou que este momento é muito importante para a história de Seropédica e que este projeto já vinha sendo trabalhado junto com o Governo do Estado há mais de 1 ano que tem por objetivo criar um grande espaço de educação técnica para o município.

De acordo com presidente da Faetec Celso Pansera, inicialmente a unidade oferecerá os seguintes cursos de qualificação: Informática I, Montagem e Manutenção de computadores, Auxiliar em Administração de Redes, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Carpinteiro de Obras, Encanador Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Assistente de Operações de Logística, Operador de Empilhadeira, Operador de Estoque e Armazenagem. Para quem já concluiu o ensino médio serão disponibilizados o curso técnico em Logística. “O prazo de entrega normalmente é de seis meses, porém nós pretendemos terminar a construção em 120 dias da data de hoje”, declarou.

O secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Gustavo Tutuca afirmou que ao firmar esta parceria junto a Prefeitura de Seropédica, a secretaria traz aquilo que a FAETEC tem feito de melhor nesses anos, que é capacitar a mão de obra do estado do Rio de Janeiro. “O Estado do Rio vem crescendo muito, esta região esta crescendo impulsionada pelo Arco Metropolitano e pelo Porto que estão próximos a cidade e com isso atraído empresas que irão gerar empregos para a região”, disse.

Tutuca aproveitou para adiantar ainda a construção em breve do Parque Tecnológico da UFRuralRJ

SEROPÉDICA TERÁ AINDA MAIS INAUGURAÇÕES

Em sua fala Martinazzo destacou que as próximas inaugurações irão agitar a cidade em breve. Entre elas estão programadas a Maternidade, UPA, a Escola de Santa Sofia, o Posto de atendimento do INSS, Poupa Tempo, Clinica da Saúde, Corpo de Bombeiros, entre outros.