SEROPÉDICA ABRE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NO DIA 15 DE ABRIL

13/04/2013 19:22

 

VEJA AQUI OS ENDEREÇOS DOS POSTOS DE SAÚDE 

A Prefeitura de Seropédica realiza de 15 a 26 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria de Saúde e a meta é imunizar aproximadamente 13000 pessoas contra a gripe. A campanha é voltada às crianças, trabalhador em saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Este ano o slogan da campanha é ‘Quem lembra da vacina se protege da gripe’.

Para atingir esta meta, o Município já está tomando todas as providências necessárias, inclusive com a disponibilização de postos de vacinação durante a campanha, além dos postos que funcionarão no Dia D, marcado para 20 de abril.

Segundo o secretário de Saúde interino Marcus Baroni, a meta é vacinar crianças de 6 meses a menores de 2 anos; trabalhadores em saúde; gestantes; puérperas com até 45 dias pós parto; indígenas (de todas as idades), e idosos com idade acima de 60 anos. “Este ano doentes crônicos com problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental, entre outras doenças, e mulheres até 45 dias após o parto foram incluídos no grupo prioritário da vacinação”, informou.

O secretário interino de saúde lembrou que a vacina é segura e é a melhor arma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por influenza. Segundo ele, durante os 60 anos que tem sido usada no mundo, esta vacina gerou conhecimento e segurança para os grupos indicados. “É mito aquela história de que a vacina pode causar gripe. O vírus usado é inativado, portanto não há transmissão da gripe pela vacina. Às vezes, a pessoa já estava com o vírus em incubação, já que existem vários outros circulando com quadro parecido, como o resfriado, que não é protegido pela vacina. Ela pode ter tido contato com alguém com resfriado”, ressaltou Baroni.

A vacina protege contra os três principais vírus de gripe que circulam no hemisfério sul, inclusive a Influenza A (H1N1). Este ano o Dia de Mobilização Nacional está marcado para 20 de abril. “Estamos tomando todas as providências necessárias para a realização da campanha, inclusive com a disponibilização de postos de vacinação já a partir do dia 15”, disse Baroni.

No Dia D, deverão estar funcionando 09 postos fixos com horário de atendimento de 08h às 17h.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Unidade de Saúde

Endereço

CEMES

Antiga Estrada Rio / São Paulo, Km 40 – Bairro Campo Lindo

Unidade Pré Hospitalar Drº José Bueno Lopes

Rua João Moura de Oliveira, s/nº - Fazenda Caxias

ESF de Piranema

Estrada RJ 099, nº 971 - Piranema

ESF Canto do Rio

Estrada do Curtume, nº 08 – Canto do Rio

ESF Jardim Maracanã

Rua L s/nº - Jardim Maracanã

ESF Incra

Rua Cinco de Julho s/nº - Incra

ESF Km 39

Rua José Eleotério s/nº

ESF 42

Rua Manoel Mendes s/nº

ESF São Miguel

Rua G, quadra 16, lote 13 – São Miguel