Papa Francisco lava os pés de menores infratores em Roma

28/03/2013 19:59

Jovens foram escolhidos para cerimônia da Quinta-feira Santa
 

 

Francisco lava pés de jovens detentos e pede que padres 'cheirem a oveha'

ROMA — O papa Francisco cumpriu nesta Quinta-feira Santa o ritual do lava-pés com doze jovens detentos, entre eles duas meninas e dois muçulmanos, depois de celebrar a missa crismal na qual pediu que os padres sirvam aos pobres e se tornem pastores "com cheiro de ovelha", em uma clara mensagem do que pretende que seja o seu papado.

Mantendo a cerimônia da época em que era arcebispo de Buenos Aires, o Papa argentino celebrou a última ceia de Cristo e os apóstolos com o tradicional lava-pés de pessoas humildes e em dificuldade, em uma cerimônia na prisão para menores de Casal del Marmo que não foi transmitida ao vivo pela televisão.

"Quem está no ponto mais alto deve servir aos outros", disse o Papa, que preside pela primeira vez como pontífice os tradicionais ritos da Semana Santa.

"Isto é um símbolo e um gesto: lavar os pés quer dizer que estou a seu serviço", explicou o novo Papa a um grupo de cerca de 50 detentos de várias nacionalidades que participaram da missa.

"Pensem que com esta cerimônia de lava-pés você mostra que está disposto a ajudar os demais. Pensem que é como um carinho de Jesus, porque veio para isso, para nos ajudar", disse o pontífice, que lavou os pés de 12 jovens, entre eles duas meninas, uma católica e uma muçulmana.

A cerimônia foi acompanhada por cantos e música de violão e transmitida apenas pela emissora do Vaticano para proteger os detentos.

O Papa reconheceu ao término da cerimônia na prisão, que aqueles jovens vão ajudá-lo a ser "mais humilde, a ser um servidor, como deve ser um bispo".

Antes o Papa celebrou uma missa crismal na qual pediu aos padres de todo o mundo que evitem a tristeza e sirvam com paixão "aos pobres" e "aos oprimidos".

Em sua homilia, o Papa latino-americano pediu aos sacerdotes que cheguem às "periferias, onde o povo fiel está mais exposto à invasão daqueles que querem saquear sua fé".

"Não é exatamente com autoexperiências nem com introspecções reiteradas que vamos encontrar o Senhor", considerou Francisco.

"Daí surge exatamente a insatisfação de alguns, que acabam ficando tristes e se tornam uma espécie de colecionadores de antiguidades ou até de novidades, em vez de serem pastores com 'cheiro de ovelha', pastores em meio ao seu rebanho, e pescadores de homens", explicou Francisco, com um estilo direto e claro.

As palavras e os gestos simbólicos do primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história parecem ter mudado o Vaticano em quinze dias.

Durante a primeira cerimônia desta Quinta-feira Santa, Francisco pediu que os prelados romanos se vistam "com a humilde casula".

"Pode nos fazer bem sentir sobre os ombros e no coração o peso e a face de nosso povo fiel, de nossos santos e de nossos mártires", disse.

Pronunciadas da Basílica de São Pedro, suas palavras estremecem a hierarquia da Igreja e preocupam aqueles que temem as reformas.

"É um Papa incômodo. Por enquanto, no Vaticano ele é visto com apreço, mas se continuar se comportando como um 'bispo pobre', vai começar a irritar os prelados mais conservadores", ressalta o vaticanista Marco Politi.

O desejo de transparência faz parte de um novo estilo, distante do comportamento tradicional dos papas, também manifestado por sua decisão de não morar "no momento" no luxuoso apartamento dos Papas dentro do palácio apostólico do Vaticano.

"É sóbrio e não é exibido", afirma Politi.

Em sua homilia aos prelados o Papa jesuíta reiterou os princípios ilustrados por ele mesmo, quando era o simples cardeal argentino Jorge Bergoglio.

"Quando a Igreja não sai de si mesma para evangelizar se torna autorreferencial e, então, fica doente" , advertiu o novo chefe da Igreja Católica.

Depois da homilia, o Papa abençoou os Santos Óleos usados para os sacramentos, como os batismos e para os enfermos.

Os demais ritos da Semana Santa serão realizados segundo a tradição.

O Papa participará também da Via Crucis em torno do Coliseu romano na sexta-feira à noite, que deve ser transmitida ao vivo por diversas redes de televisão de vários países.

Fonte: https://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jJG4yDSgtSOz9eCg3Zx2ugTq1ctQ?docId=CNG.740130d72b966bfa6c39bdc49760a57f.71