MEC promove curso para 180 profissionais de educação do Sul Fluminense

05/02/2013 18:20

Até a próxima sexta-feira (08) cerca de 200 professores e orientadores pedagógicos de 24 municípios da região participam, em Resende, do curso de formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), oferecido pelo MEC (Ministério da Educação) e ministrado por profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia de abertura ocorreu na noite da última segunda-feira (04), no auditório do Instituto São José Salesiano, e contou com a presença do prefeito José Rechuan.

- Investir em educação é inquestionável, e nosso município está trabalhando cada vez mais para capacitar nossos profissionais, o que reflete diretamente na qualidade de ensino dos nossos alunos. Queremos alunos e professores estimulados e, para isso, além de capacitação, estamos investindo também em ferramentas tecnológicas, como as lousas digitais que instalamos na E.M. Noel de Carvalho e no Colégio Getúlio Vargas. E já estamos autorizando a compra de mais 37 lousas para outras unidades - anunciou o prefeito durante evento.

A secretária de Educação do Município, Rosaly Azevedo, também participou da abertura do curso e destacou a importância do PNAIC, que visa garantir que todos os estudantes do ensino público estejam plenamente alfabetizados até o final do 3º ano do ensino fundamental.

- A adesão de Resende ao Pacto é de extrema importância, pois a alfabetização é a base de tudo e se não for bem feita irá refletir para sempre na vida do aluno. Nossa subida no ranking do IDEB no último ano já provou que estamos no caminho certo e quanto mais pudermos investir em capacitação, melhor para a qualidade do ensino do nosso município - disse a secretária, ressaltando que o fato de Resende sediar um evento como este prova que o município está fazendo educação de qualidade.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação do jovem Tálisson da Silva Farias, que há três anos é aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinvile (SC). Tálisson é ex-aluno da E.M. Marieta Salles Cunha e fazia parte da oficina de balé do Projeto Segundo Turno da Prefeitura.

Também participaram do evento o coral de alunos da E.M. Abrahão Hermano Ribenboim e o grupo de percussão do Projeto Musicando, formado por alunos da E.M. Augusto de Carvalho, do distrito de Engenheiro Passos. Após as apresentações, os profissionais de Educação assistiram uma palestra ministrada pela supervisora do PNAIC no Sul e Sudeste Fluminense, Elizabeth Orofin.

O curso de formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa acontece até esta sexta-feira, dia 8, das 8 às 18 horas, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco) em Resende. Ele contará com a participação de 180 professores e orientadores pedagógicos, de 24 municípios do Sul do Estado que aderiram ao PNAIC junto ao MEC, sendo 38 profissionais só de Resende.

Participam do curso professores e orientadores pedagógicos alfabetizadores de turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental e de classes multisseriadas.

Os municípios que aderiram ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa receberão livros e materiais didáticos de alta qualidade para alunos e professores, além de jogos educativos e clássicos da literatura infantil.

No polo de Resende, os municípios escolhidos para sediar os cursos do programa no Estado do Rio de Janeiro, participam as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Itatiaia, Angra dos Reis, Itaguaí, Paraty, Mangaratiba, Seropédica, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Três Rios, Valença e Vassouras.


Leia mais: https://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,68982,MEC-promove-curso-para-180-profissionais-de-educacao-do-Sul-Fluminense.html#ixzz2K3tt5YSE